COMEED - Conferência Municipal Extraordinária de Educação de Paulino Neves.

Profissionais da Educação, pais, estudantes além de entidades civis e instituições públicas reuniram-se nesta sexta-feira (06), no Auditório Raimundo Lídio, em PaulinoNeves, para a etapa municipal da Conferência Nacional Extraordinária de Educação.

Organizada pelo Fórum Municipal de Educação e pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o encontro abordou o tema “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para a garantia da Educação como Direito Humano, com Justiça Social e Desenvolvimento Socioambiental Sustentável”. A palestra Magna foi proferida pela mestra e doutoranda em Educação,  Terezinha Soares.

O encontro promoveu diálogos sobre diretrizes de ensino, do Plano Municipal de Educação, e os eixos do novo Plano Nacional de Educação (PNE), para os próximos 10 anos.

A secretário municipal de Educação, Nilce Nely, ponderou que a iniciativa é toda uma articulação preparatória para as próximas etapas da construção do plano. Ainda, ressaltou que os esforços têm sido para alfabetizar todas as crianças na idade adequada, e que, consequentemente, vêm cumprindo estratégias e metas do PME.

O professor Julycleiton, coordenador do FME, destacou que a Conferência é um espaço democrático de discussões para propor caminhos de desenvolvimento da educação básica e superior. “Viemos exercer a democracia, dialogar sobre Educação no âmbito municipal, estadual e  nacional, num espaço onde todos tenham vez e voz", comenta.