Conselho Municipal de Assistência Social realiza Conferência
A Prefeitura de Paulino Neves, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social realizaram no auditório da Acorden, entre os dias 25 e 26 de agosto a IX Conferência Municipal de Assistência Social. A conferência teve como tema: "Assistência Social: Direito do povo com financiamento Público e Participação Social".
As conferências de assistência social são instâncias que tem por atribuições a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do SUAS e assim consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais.
As Conferências Municipais ocorrem a cada dois anos e conta com a participação dos sujeitos envolvidos na política da assistência social (usuários, representantes de usuários ou de organizações de usuários, entidades e organizações de assistência social e trabalhadores do setor) e pessoas interessadas nas questões relativas a essa política.

Devido a sua natureza deliberativa, as propostas feitas na conferência, ao serem transformadas em resolução, passam a ser prioridade para as ações desenvolvidas pelo município.

Na conferência foram eleitos de forma democrática os representantes para a participação na Conferência Estadual, entre usuários, trabalhadores e poder público.
A discussão do tema da Conferência foi realizada por meio do desmembramento em três eixos. O primeiro, “o direito do povo”, foi explicado quais são os direitos dos cidadãos e também como as Assistências Sociais e os CRAS funcionam, além disso, foi colocado para os participantes da Conferência sobre a importância, o funcionamento e a legislação da Assistência Social.
O segundo eixo, “financiamento público”, foi discutido principalmente as dificuldades que as Secretarias possuem para dar continuidade aos projetos, devido à falta de recursos repassados pelo Governo Federal. E o último eixo foi a “participação social”, que envolve os conselhos.

Depois da Palestra e do debate dos eixos, foi colocado em votação as propostas para serem levadas pelos delegados para a Conferência Estadual.

O secretário municipal de assistência social, Sr. Edmar Cantanhede, ressalta a importância da realização da Conferência e agradece a todos que participaram e colaboraram para a elaboração das propostas.
O evento também contou com a participação do Sr. Jairo Marciel Almeida Dias, presidente do CEAS, da secretária municipal de educação, Sr. Nilce Nely, secretário de saúde, Sr. Lucas Bras, a coordenadora do CRAS, Ana Neiri Cantanhede Costa, representante da sociedade civil, Padre Felipe Oliveira dos Santos, representantes dos usuários do SUAS, Sr. Jackson Gomes, vice-prefeira Raimundinha do Sindicato e do vereador Elton que esteve representando o Poder Legislativo.