Secretaria Municipal de Educação vai realizar dia D da Busca Ativa Escolar

Todos os dias, em qualquer momento, a sociedade e o poder público devem tratar o direito à educação de crianças e adolescentes como prioridade. Mas essa questão precisa de uma atenção ainda maior em momentos de crises e emergências como este, causado pelo coronavírus.

A pandemia pode ter acentuado a situação de vulnerabilidade de muitas famílias e ampliado as desigualdades educacionais no Brasil. É hora de agir para garantir que nenhuma criança ou adolescente seja deixado(a) para trás.

A Prefeitura Municipal de Paulino Neves, através da Secretaria de Educação em parceria com as outas Secretarias Municipais, Câmara Municipal, CME, SINSPUTSAMPAN, CMDCA, ACORDEN e inciativa privada realizará no dia 19 de agosto o “Dia D da Busca Ativa Escolar” - movimentos em toda a cidade (área rural e urbana) com o intuito de mobilizar e engajar todos para garantir os direitos à educação de cada criança e adolescente.

Em todas as comunidades rurais haverá campanha e na Sede acontecerá um grande passeio, saindo do povoado Vista Alegre, passando por vários bairros da cidade chamando a atenção de todos, especialmente das famílias que não estão participando das atividades escolares.

Segundo a professora Maria Estaciana, articuladora do município no programa Busca Ativa, a pandemia não revoga o direito à educação e a manutenção do vínculo, entre a escola e os alunos, é fundamental para garantir o processo de aprendizado. “A Campanha é uma ação para encontrar, levar para escola e garantir a permanência e a aprendizagem de cada criança e adolescente. Fora da escola não pode mesmo que a escola esteja funcionando em outros formatos devido à pandemia”.

A Busca Ativa Escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), é uma estratégia pensada para garantir o direito à educação e o enfrentamento da exclusão escolar.

Mais em Educação