Assistência Social

Ações voltadas aos catadores e catadoras de resíduos sólidos do município de Paulino Neves são destaque

Desde o início da nova gestão municipal, a Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS, através do Setor de Trabalho e Cidadania, realiza trabalhos em prol dos catadores de recicláveis do município de Paulino Neves.

Em janeiro oficializou-se o pedido da implantação do projeto pró-catador, junto à Secretaria de Trabalho e Economia Solidária do Governo Estadual (SETRES). Em seguida a equipe técnica do setor Trabalho e Cidadania da SEMAS, identificou os catadores locais e realizou reuniões com o objetivo de discutir a organização da secretaria executiva da associação Rio Novo Recicle – a associação foi idealizada pelo setor para garantir a participação dos catadores no projeto Pró-catador do Governo do Maranhão.

No dia 26 de março de 2021 ocorreu a assembleia geral dessa associação, sendo nela elegidos presidente e vice-presidente, além do conselho fiscal.

Após encontrar compradores de materiais recicláveis que ainda não eram vendidos pelos catadores, a associação foi de fato estabelecida, aguardando apenas licitação para construção de um galpão que será dedicada a realização de atividades pertinentes a reciclagem. Outro ponto é a campanha de conscientização da população paulinoense, em relação à importância da coleta seletiva que terá como ação inicial a distribuição de panfletos e realização de campanhas nas mídia sociais com a finalidade de tornar real a efetivação da necessária coleta seletiva. São projetos, programas e serviços em ação com os catadores de materiais recicláveis do município de Paulino Neves.

“É importante ressaltar que já está garantido o compromisso do Governo do Estado através da SETRES em parceria com o município de Paulino Neves através da SEMAS em trabalhar com essas famílias que estão em estado de vulnerabilidade dentro do lixão no intuito efetivar um apoio para retirá-las dessa triste situação, visto que o lixão vai por lei não vai mais existir, mas sim os aterros sanitários. Dessa forma como essas pessoas estão hoje organizadas na associação, o Estado em parceria com o município após triagem oferecem EPI'S e todos equipamentos necessário para regressão de valor de resíduos sólidos que será conduzido aos ecopontos estratégicos de Paulino Neves”, afirmou o Prefeito Municipal, Raimundo Lídio.

“Teremos também garantido o projeto pró catador, onde uma equipe especializada e multidisciplinar tratará diretamente com essas pessoas e todo um processo de mudança e resgate para melhoria de qualidade de vida dessas famílias”, destacou Franciane, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.