ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PARTICIPAM DA MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES

A Secretaria Municipal de Educação, Através do Núcleo de Apoio Pedagógico- NAP, tem como uma de suas estratégias incentivar a participação das escolas em olimpíadas a fim de que estes ampliem os conhecimentos através de experiências lúdicas e inovadoras.

Este incentivo resultou na ampliação da participação dos estudantes na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), cuja prova foi realizada no dia 27 de maio, e na representação das escola da Rede Municipal na 15ª Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), com 13 escolas, totalizando 256 estudantes de1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Em 2021, a Mobfog foi realizada nos dias 27 e 28 de maio, na forma virtual e presencial. Paralelo à OBA, a Mobfog é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível.

O Coordenador Pedagógico, Eudes Junior, explica que as escolas realizaram uma busca ativa entre os estudantes para identificar as razões para o baixo índice de participação na OBA, resultando na ampla participação da seleção de equipes para o Mobfog.

“Reconhecemos que o engajamento dos pais, professores e equipes gestoras garantiu bons resultados, além de ter proporcionado experiências enriquecedoras às crianças e adolescente de nosso município. Nós acreditamos no potencial dos estudantes” – falas da Secretária de Educação e do Coordenador Municipal de Ensino, Nilce Nely e Professor Fran Oliveira.