O ministro da Educação, Mendonça Filho, apresentou na tarde desta segunda-feira (30) o último balanço de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição, 8.627.194 milhões de candidatos confirmaram a inscrição para fazer as provas. Segundo o ministro, o número é o segundo maior da história do exame, atrás apenas de 2014. O prazo de inscrição terminou no último dia 20.

Em coletiva, ministro Mendonça Filho tranquilizou estudantes: "O calendário [do Enem 2016] está mantido e nada será alterado"

Em coletiva, ministro Mendonça Filho tranquilizou estudantes: “O calendário [do Enem 2016] está mantido e nada será alterado”

Segundo Mendonça Filho, esse número pode aumentar em 100 mil nos próximos dias, com a confirmação dos pagamentos pelo banco. O ministro garantiu ainda que não haverá qualquer mudança na aplicação das provas em relação ao procedimento adotado no ano passado.

“Tenho procurado tranquilizar os estudantes. O calendário está mantido e nada será alterado. Queremos ter um Enem com sucesso e transparência e segurança, para dar tranquilidade a todos os envolvidos no processo”, disse o ministro.

As provas estão marcadas para ocorrer entre os dias 6 e 7 de novembro. Como no ano passado, os portões serão abertos ao meio dia e fecham às 13h. Os exames começarão a ser aplicados às 13h30. O cartão de confirmação das inscrições será enviado por e-mail aos candidatos.

O resultado do exame é usado como critério em processos seletivos para o ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa de Universidade para todos (Prouni). Também é usada para concessão do Financiamento Estudantil (Fies).

Sisu

Além disso, nesta segunda-feira (30) também foram abertas as inscrições para o Sisu do semestre, destinado a preencher as mais de 56 mil vagas remanescentes em 65 universidades e instituições públicas. O balanço parcial divulgado pelo MEC foi de que, até às 16h, 226 mil candidatos já estavam inscritos no sistema. Nessa chamada estará valendo a nota do Enem 2015.

A expectativa do ministério é de que a nota de corte, que serve de parâmetro para os estudantes escolherem as instituições de destino, deve estar disponível no site do Sisu a partir de 1h desta terça-feira. O resultado final será divulgada na próxima segunda-feira (6).

Fonte: Portal Brasil.